quarta-feira, 27 de novembro de 2019

D&D Moleque

Saudações masmorreiros e masmorreiras!

Hoje falaremos sobre, adivinhem... RPG. Mas não sobre qualquer tipo de RPG, mas sobre o RPG old school, da velha-guarda. Ainda está meio vago, pois essa é meio que a temática central do blog. Eu sei... serei mais específico.

Falaremos hoje sobre esse projeto doido chamado D&D Moleque, tocado pelo pessoal do Regra da Casa. e do Câmara Obscura - um crossover por eles alcunhado de Regr'Obscura. O projeto é tocado pelo seguinte time: Rafael Balbi, Diego Bassinello, Gustavo Tertoleone, Carlos Silva e João Zeigler.


A ideia do projeto é promover um tour pelos módulos clássicos de D&D utilizando o sistema B/X (Basic/Expert, de 1981), que é um dos favoritos do pessoal inserido do universo OSR - este escriba incluso nessa parada! 

Atualmente o pessoal está utilizando o os livros do B/X, a caixa preta da Grow (que é basicamente a mesma coisa) e o retroclone Labyrinth Lord (já mencionado anteriormente no blog). Mas o Diego Bassinello disse pra mim, em um grupo de Facebook, que, para a 2ª temporada, migrarão para o Old-School Essentials (também já mencionado anteriormente - e, aliás, já fiz o pedido dos livros físicos! assim que chegarem rolará uma review detalhada).

1ª Temporada: The Lost City

A 1ª temporada explorou (ainda que o pessoal tenha adotado uma abordagem mais livre, não necessariamente se restringindo ao módulo em si - o que acho sensacional) o módulo clássico B4 - The Lost City, escrito por Tom Moldvay (o mesmo designer do livreto Basic de 1981). A 1ª temporada, que daqui algumas horas ganhará o seu 10º e final episódio, pode ser acessada por meio desse link. Não canso de recomendar essa série entre meus amigos!

Coincidentemente, a aventura escolhida, The Lost City, foi anunciada como a próxima a ser relançada pela Goodman Games, na sequência de Keep on the Borderlands, Isle of Dread e Expedition to the Barrier Peaks, na série Original Adventures Reincarnated, que visa adaptar módulos clássicos para a 5e.


Enfim, pontuadas essas informações, o que falar sobre o D&D Moleque em si? E, já adianto, daqui em diante serei bastante parcial. O D&D Moleque é, na minha opinião, o melhor produto de RPG disponível no YouTube (o que, hoje em dia, de certa forma é um micro/macrocosmo da internet, ao menos em sua dimensão audiovisual).

Sessão de Jogo (actual play) OSR

Do ponto de vista pessoal o timing é perfeito, pois, apesar de ter uma experiência relativamente longeva com D&D (comecei na 2e), fui recapturado pelo hobby durante a 5e e estava muito contente com o sistema. Até que, ao jogar e, principalmente, mestrar, suas limitações foram aparecendo... o que me colocou à busca de algo, que não sabia dizer exatamente o que era, mas que só fui realizar quando realmente havia encontrado: o universo OSR. Não como algo em si mesmo, mas como a possibilidade de emular uma experiência alicerçada nos fundamentos da jogabilidade old school (que busquei esboçar em uma série de textos do blog).

Um dos grandes problemas do OSR é que, apesar da experiência de jogo ser fantástica para quem está na mesa, pelo próprio pressuposto da narrativa emergente, pode ser que não se torne necessariamente algo empolgante para o espectador. Vide as muitas sessões de OSR disponíveis no YouTube, que se separam em duas categorias: 1) sessões via Roll20/Fantasy Grounds, com o jogo reduzido a experiência gráfica bastante limitada dessas plataformas ou 2) sessões via Hangouts extremamente tediosas de assistir.

E isso levando em conta também o conteúdo em língua inglesa. Em português é muito mais escasso e acaba se reduzindo ao conteúdo produzido justamente pelos envolvidos nesse projeto: Ouro & Glória, Dungeon Crawl Classics, Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros etc - que são o padrão de ouro desse tipo de produção em língua portuguesa (e, quiçá, no geral), inclusive.

O D&D Moleque, enfim, mostrou ser possível replicar a experiência mais genuinamente inerente ao RPG - em termos filosóficos, sua especificidade, ou seja, aquilo que só ele, e nenhuma outra forma de linguagem pode oferecer: meios para o surgimento de uma narrativa emergente orgânica e empolgante. E como essa experiência é entregue - penso agora mais especificamente no D&D Moleque? Creio que por meio do estilo extremamente acertado, mais intimista, propiciado pelas escolhas estéticas (posicionamento das câmeras, filtro, posicionamento dos jogadores, rolagens em aberto no dice tray centralizado - pra ficar somente em alguns exemplos), e, como resultado, acabamos por experimentar, juntamente com os jogadores, o surgimento espontâneo dessa narrativa emergente.


2ª Temporada e Além - Financiamento Coletivo

Por esses motivos não acredito ser despropositada minha empolgação pelo anúncio da continuidade desse projeto. Mas seus integrantes, com a louvável postura da busca incessante por aprimoramento, resolveram dar início da uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar um modelo sustentável para a continuidade do projeto (a 1ª temporada foi custeada pelos próprios, com os gastos discriminados e elencados aqui).

Como garantir a continuidade do projeto?

Em função de tudo isso já dei meu apoio ao financiamento coletivo do D&D Moleque que, como se isso por si só não bastasse, separou uma série de brindes fodásticos para os apoiadores. Em algumas horas o projeto já bateu 67% da meta inicial. Que venham as metas adicionais! Esse pessoal merece demais.

Para os amantes de OSR, ou de RPGs em geral, pois creio que há muitas possibilidades de aprendizado contidas nessa mesa, independentemente de qual seja seu estilo favorito, o link do financiamento coletivo é esse AQUI.

Vida longa ao D&D Moleque! Vida longa ao D&D old school!

Nenhum comentário:

Postar um comentário