segunda-feira, 21 de outubro de 2019

O que é old school gaming?



Saudações masmorreiros e masmorreiras!

Nessa postagem falaremos um pouco mais sobre os princípios do old school gaming, para dar maior contexto sobre esse que é um dos temas centrais do blog. Nos idos anos 2000 a Wizards of the Coast torna o D&D (à época em sua 3ª edição) uma Open Gaming License, o que faz explodir a criação de conteúdos por terceiros baseados nesse sistema.

Alguns anos depois, porém, em 2006 é lançado o Old School Reference and Index Compilation (ou simplesmente OSRIC), por Matt Finch e Stuart Marshall, que consiste em um retroclone do AD&D ancorado na Open Gaming License. O objetivo dos autores, e de todo o movimento mais amplo que passaria a ser conhecido como Old School Renaissance (OSR) é recriar o "feeling" do jogo à época do seu lançamento. A experiência que os jogadores dos anos 1970 relatam terem vivenciado quando entraram em contato com esse incrível e estranho jogo. Uma espécie de engenharia reversa é então operada, buscando desvendar o que define o RPG velha-guarda.


Comenta-se que o objetivo dos autores, com a publicação do OSRIC, era "testar o terreno". Ver como a Wizards of the Coast se portaria diante disso. E, de forma surpreendente - e muito positiva, penso - o projeto foi lançado sem nenhum impedimento jurídico.

Em 2008, então, o mesmo Matt Finch publica um breve texto, intitulado "A Quick Primer for Old School Gaming", onde postula os princípios do old school gaming, de acordo com sua visão. Que seriam: 
1) Interpretação acima das regras.
2) Habilidade do Jogador, não do Personagem.
3) Herói, não Superherói.
4) Esqueça o "balanceamento".

Um argumento que poderia ser levantado é que se trata de um grupo de saudosistas, que buscam simplesmente recuperar aquele momento de suas vidas. Mas não parece ser esse o caso, pois muitos dos principais nomes do OSR não vivenciaram esse período. Parece-me que os pontos levantados pelo Matt Finch de fato apontam para uma direção importante. Buscam preencher um vazio que passou a existir nos sistemas modernos.

Outras características do estilo de jogo old school, difundidos por muito dos seus proponentes, mas reinterpretadas a partir de um prisma pessoal, podem ser resumidos da seguinte forma (a ideia é revisitar essa postagem vinculando os tópicos a postagens correspondentes):


Por fim, para não me estender muito, cabe acrescentar que, para além de sistemas de jogo, as produções OSR brindam-nos com excelentes módulos de aventuras/campanhas e também com cenários fascinantes e absolutamente inovadores. Desejo fazer algumas postagens específicas sobre os meus preferidos em um futuro próximo!

Quaisquer dúvidas, sugestões ou observações, é só deixar um comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário