segunda-feira, 18 de novembro de 2019

DCC RPG: O Portal Debaixo das Estrelas

Saudações masmorreiros e masmorreiras!

Para meu jogo de estréia no Dungeon Crawl Classics eu optei por mestrar a aventura O Portal Debaixo das Estrelas.

Segui de forma bem padrão as indicações do livro e da aventura (que está inclusa, junto com outras duas, no próprio livro - em contraponto ao D&D, que desde o AD&D inicia a tradição de separação do conteúdo core em três livros, o DCC adota a ótima prática do livro único, ainda que um calhamaço!

Quatro jogadores, quatro personagens para cada um gerados aleatoriamente (rerrolando o "1" de HP até uma única vez), totalizando 16 aventureiros nível 0 em busca de ouro e glória - mas mais propensos a encontrar sofrimento e morte, faz parte!


One Shot: O Portal Debaixo das Estrelas

A aventura em si transcorreu de forma bem tranquila. Todos os jogadores já são familiarizados com D&D moderno, então não tivemos nenhum problema em relação às mecânicas. No final sobreviveram 6 personagens, sendo que o evento mais assassino da masmorra foi o esvaziamento da piscina que acarretou em um colapso da mesma, levando muitos personagens para o Além.


Os jogadores acabaram por contornar o cômodo com a cobra (fecharam a porta imediatamente assim que a avistaram - talvez eu devesse ter feito ela surpreender o grupo furtivamente!) e, em função disso, deixaram de aprender um pouco mais sobre a história da masmorra, o que é sempre interessante.

Mas, no geral, foi uma experiência bem divertida, apesar do estranhamento, por parte dos jogadores em relação ao conceito de aventura funil. No fim creio que o objetivo original dessa abordagem foi alcançado, pois os sobreviventes passaram a ser vistos pelos jogadores como postulantes a heróis como resultado das ações realizadas DURANTE o jogo (e não antes dele, como os RPGs modernos pressupõe).

Como abordei na última postagem, o DCC RPG passa por um momento de transição no país, com a troca da editora responsável e, diante da aguardada exposição prolongada que nosso hobby ganhará devido à chegada da tradução do D&D 5e pela Galápagos, nada mais justo que esse fantástico sistema ganhe seu espaço sob os holofotes, pois pode ser uma excelente porta de entrada para toda uma geração de novos jogadores ao RPG old school!

Nenhum comentário:

Postar um comentário