sábado, 2 de maio de 2020

O Ladrão no D&D B/X

Saudações!

Hoje trataremos sobre uma questão bastante polêmica: qual a forma correta de interpretar as "perícias" do Ladrão no D&D B/X? Essa questão tem gerado muitos debates e é difícil dizer que haja um consenso. Mas, ao menos nos círculos de OSR, parece haver certo entendimento sobre qual deva ser a forma que faça mais sentido de aplicá-las.

Esse texto é praticamente uma tradução comentada, com algumas modificações, de um texto escrito originalmente por Robert Fischer.

Como sempre destaca Rafael Balbi (do Regra da Casa e Café com Dungeon), no old-school os jogadores são encorajados a, por meio de uma descrição adequada e verossímil, mitigar os riscos envolvidos em possíveis ações que queiram tomar. Caso consigam fazer isso eles obtém sucesso. Caso não consigam, uma rolagem de dados é evocada para que se possa tentar o "impossível".

Abaixo evoco os pontos trazidos por R. Fischer em seu texto. Mas já antecipo, reforçando, que, a ideia segue uma diretriz geral. O personagem quer realizar algo verossímil/possível? Ok. Há riscos envolvidos? Se não, sucesso automático. Se sim, outra questão deve ser feita: o jogador descreveu de que forma pretende mitigar/contornar esses riscos? Se não o DM solicita uma rolagem. Se sim,  dificuldades contornadas/mitigadas, garantindo um sucesso automático.

No caso específico do Ladrão, essa classe é treinada para realizar atividades particularmente difíceis. Com um pouco de exagero poder-se-ia dizer: atividades "sobre-humanas". Mas, ainda aqui, aplica-se o mesmo princípio: caso o Ladrão descreva um curso de ação que evoque uma dessas habilidades, ele(a) deve explicar como contorna/mitiga os riscos e o DM deve analisar a descrição e decidir se concede um sucesso automático ou se pede uma rolagem de acordo com a tabela de Thieve's Abilities.


Esconder-se nas Sombras
Todo mundo pode tentar se esconder. Dando uma boa descrição é sucesso automático - sem rolagem requerida.
O Ladino consegue se esconder NAS SOMBRAS. Ficar tipo invisível, não por meios mágicos, mas em função de muito treinamento e eficiência. Pequeninos conseguem um efeito similar em uma chance de 2-em-6; em ambientes subterrâneos, e 5-em-6 em florestas.
Mas não é algo fácil de se fazer (percentual baixo) e, na maioria das situações, é provável que ele prefira simplesmente se esconder.
Uma falha em Esconder-se nas Sombras não significa que o personagem foi visto ou descoberto. Somente que não foi capaz de fazer isso de forma sobre-humana. Pode ser que ainda permaneça suficientemente escondido para a percepção de um humano médio.

Mover-se Silenciosamente
Todo mundo pode tentar ser mover de forma mais silenciosa, fazendo menos barulho que o normal. Novamente, uma boa descrição oferece um sucesso automático.
Não-Humanos possuem uma audição mais apurada e podem ouvir barulhos em uma chance de 2-em-6 (contra 1-em-6 de um humano).
O Ladino, porém, consegue se mover SILENCIOSAMENTE. Mesmo um sucesso na rolagem de Ouvir Barulho não surtiria efeito, pois é impossível ouvir um barulho se o barulho é inexistente. Não é mesmo?
Porém, nesse caso, ainda que o Ladino esteja se movendo silenciosamente, ele faz isso sem preocupação de ser visto ou não. Então só funcionaria caso estiver fora do campo de visão do possível alvo.
E aqui, novamente, uma falha em Mover-se Silenciosamente não significa que o Ladrão saia fazendo barulho estrondoso, mas somente que não conseguiu fazer isso com a maestria desejada. Mas, a depender da situação, pode ser que seja suficiente para passar despercebido.

Encontrar/Remover Armadilhas
Todo mundo pode procurar armadilhas. Se procurando no local correto e de forma adequada, é sucesso automático.
Caso o jogador não tenha ideia e queira fazer uma "busca geral", obtém sucesso em uma rolagem de 1-em-6, desde que esteja procurando na região correta (e gastando 10 minutos - 1 Turno). Anões conseguem o mesmo com uma chance de 2-em-6.
Para desarmar/remover uma armadilha a chance é bem pequena. Logo, conclui-se que, nos níveis iniciais, é melhor simplesmente evitar/circundar uma armadilha do que tentar desarmá-la.

Ouvir Barulho
Todo mundo pode tentar ouvir barulhos. A chance base é de 1-em-6 para humanos e de 2-em-6 para não-humanos (anões, elfos e pequeninos).
Aqui, novamente, uma boa descrição pode potencializar e/ou garantir um sucesso automático na rolagem.
Ouvir o que está na outra sala estando a 3 metros de distância da parede apresenta uma dificuldade significativa. Colocando o ouvido na parede, procurando uma fresta na parede e/ou na porta, facilita um tanto, né?

Escalar Superfícies Lisas
Todo mundo pode tentar escalar.
Geralmente é possível discernir uma superfície escalável de uma não-escalável pela descrição do DM.
Ladinos, porém, podem tentar escalar superfícies tidas por humanos normais como não-escaláveis.


Abrir Fechaduras & Bater-Carteira
Essas duas são habilidades exclusivas do Ladino.
Mas, ainda assim - inserção minha - creio que seja possível descrever como realizar essas tarefas de modo a mitigar os possíveis riscos envolvidos, garantindo um sucesso automático.
Por fim, é possível permitir a um personagem não-Ladino aprender essa habilidade, atribuindo certo custo (dinheiro e/ou tempo, etc). Nesse caso faz sentido que a evolução do personagem não-Ladino dessa habilidade não evolua com a evolução de Níveis, mas que demande mais estudo/prática.

Concorda? Discorda? Imagino que esse debate não se encerrará facilmente. Caso se sinta particularmente impelido a manifestar sua opinião, sinta-se à vontade para deixar um comentário. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário