terça-feira, 22 de outubro de 2019

D&D B/X no Roll20

Saudações masmorreiros e masmorreiras!

Como já mencionei em outras postagens, estou na expectativa para testar uma One Shot de D&D B/X (via retroclone Old-School Essentials - que já abordei anteriormente) com meus jogadores. O primeiro desafio é como preparar o Roll20 para isso. Então vou compartilhar o meu passo-a-passo, caso possa auxiliar alguém no futuro.

Primeiramente transformei as páginas do pdf com as regras de OSE em tomo único em imagens e as adicionei ao Roll20. Para os jogadores (e o DM) terem acesso rápido às regras. Isso é bem tranquilo, demanda mais tempo. Para linkar um handout a outro, basta colocar o nome dele entre colchetes.


Então, o que fiz foi, por exemplo: Criei esse "Handout Matriz" e, dentro dele, linkei essas páginas [2.2.1 Guerreiro 1] e [2.2.1 Guerreiro 2]. Após abrir a opção editar e salvar novamente, os links ficam funcionais. A partir desse momento você pode editar o nome do link (no caso, eu coloquei em números ascendentes, como se fossem páginas) que ele não interfere no caminho do link.

Quando os jogadores entram, essa é a tela inicial com que se deparam (com uma arte animal do Dungeon Crawl Classics). Nela eu indico os 7 passos para a criação do personagem (e o ícone ali com atalho para macro pra já fazer as rolagens de Atributo e Ouro inicial).


Para facilitar a rolagem dos atributos em ordem, eu fiz o seguinte: criei uma ficha de personagem e vinculei a essa token com o símbolo do D&D em preto e branco. Dentro da ficha, adicionei um "macro de token", que é o seguinte:

&{template:default} {{name=**Criação de Personagem**}} {{Força=[[3d6]]}} {{Inteligência=[[3d6]]}} {{Sabedoria=[[3d6]]}} {{Destreza=[[3d6]]}} {{Constituição=[[3d6]]}} {{Carisma=[[3d6]]}}

Editando a ficha de personagem vinculada a essa token e colocando-a aberta a todos, qualquer um que selecioná-la pode clicar no botão de macro que aparecerá no canto superior esquerdo (na verdade dois, pois também inseri o macro para rolagem de ouro - que é o seguinte:

&{template:default} {{name=**Ouro Inicial**}} {{Resultado=[[3d6*10]]}}

Criei um personagem para testar (usando a ficha original da B/X mesmo, pois o Old-School Essentials é bem recente e ainda não tem ficha própria no Roll20).


1) Rolei os atributos. O 7 de Força foi rolado novamente, resultando em um 14.
2) Troquei com Força com Inteligência, pois desejo fazer um Guerreiro.
3) Consultei as tabelas, que são bem simples que fornecem as Salvaguardas específicas para cada Classe e os modificadores específicos para cada valor de Atributo.
4) Alinhamento, escolhi Leal.
5) Como já tinha verificado na tabela de Modificadores de Atributo, por ter 14 de Inteligência possuo um idioma adicional.
6) Na rolagem de Ouro Inicial obtive 90 po.
Com esse ouro adquiri: Plate mail [16 AC, 60 po], Shield [+1 AC, 10 po] e Sword [10 po]. Sobrando 10 po de troco.
7) Anotei o CA (total de 17), coloquei o XP (0) e o chamei de Golias!


Editei a ficha no Gimp para eliminar os espaços em brancos e deixar de forma mais apresentável para os leitores/as do blog. Tudo pronto então? Infelizmente não, pois alguns ajustes manuais foram necessários. Lembrem-se que estamos falando de D&D B/X, o que significa TACH0 e AC descendente! Como não quero fazer meus jogadores passarem por esse tormento, impõe-se a necessidade de contornar isso.

Tentei as fichas de outros retroclones que já estão adicionadas ao Roll20 e oferecem como padrão ou opcional o AC ascendente (Lamentations of the Flame Princess e Sword & Wizardry) e não achei nenhuma delas funcional.

A solução que encontrei foi elaborar um macro configurado para vincular-se ao token do/a jogador/a. Fiz várias cópias da mesma ficha (guardando uma delas, nomeada "Modelo" no arquivo), para não ter que repetir o processo em cada uma delas. É um macro para ataques corpo-a-corpo (melee) e outro para ataques à distância (ranged).

macro: melee
&{template:odnd} {{combat=1}} {{name=@{Teste|Name}}} {{title=@{Teste|MeleeWeaponName1}}} {{attack=[[ (@{Teste|toHitRoll}[Dice Roll] + @{Teste|MeleeToHit1}[Bonus] + (?{Bonus/Minus|0})[ADD'L BONUS]) ]] }} {{damage=[[@{Teste|MeleeDmg_Die1}+@{Teste|MeleeDmg_Bonus1}]]}}

macro: ranged
&{template:odnd} {{combat=1}} {{name=@{Teste|Name}}} {{title=@{Teste|MissileWeaponName1}
 @{Teste|RangedDistance1}}} {{rangedattack=[[(@{Teste|toHitRoll}[Dice Roll] + @{Teste|MissileToHit1}[Bonus] + @{Teste|Missile_Halfling}[Halfling] + (?{Bonus/Minus|0})[ADD'L BONUS])]]}} {{damage=[[@{Teste|MissileDmg_Die1}+@{Teste|MissileDmg_Bonus1}]]}}

O único ajuste é mudar todos os "Teste" que aparecem nos macros pelo nome do/a  respectivo/a jogador/a. E, caso possua mais de uma arma de cada tipo, alterar as numerações onde aparecem "1" para "2" e assim sucessivamente.



Bom, é isso. Espero que essa postagem possa facilitar as coisas caso alguém queira jogar D&D B/X ou retroclones no Roll20 usando AC ascendente. Como de praxe, qualquer dúvida deixem abaixo. Até a próxima!

Um comentário: