segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Kingdoms & Warfare

Saudações masmorreiros e masmorreiras!

Falando em Matt Colville, pouco tempo depois de fazer a última postagem recebi a advertência de que o segundo Kickstarter havia sido lançado e, pensei, por que não escrever sobre isso?

Para quem não faz ideia do que eu estou falando, vamos com calma. Matt Colville é um escritor e designer de jogos. Está há muitos anos no mercado como um relativo desconhecido. Tudo muda quando, há aproximadamente uns 3 anos e meio atrás, ele inicia uma série em seu canal de YouTube, intitulada "Running the Game", com muitas dicas para DMs iniciantes. Para quem não conhece, a série é brilhante e muitos episódios contam com legendas em português adicionadas por fãs.

O canal experimentou um crescimento meteórico, em parte devido às ótimas dicas compartilhadas nos vídeos, mas também devido ao grande carisma do próprio Colville. O resultado foi a criação de toda uma comunidade ao redor do canal - com subreddit e tudo.

No início de 2018, após circular ao redor da ideia fazia já algum tempo, é anunciada uma campanha de financiamento coletivo do suplemento para a 5ª edição de D&D Stronghold & Followers. Que foi um sucesso estrondoso, batendo o recorde anterior de maior arrecadação em campanhas desse tipo, tendo superado 2 milhões de dólares! Um objetivo adicional foi financiar a transmissão de uma campanha presencial - posteriormente nomeada Chain of Acheron - com alto nível de produção técnica. Acompanho e gosto bastante dessa campanha. Talvez escreva sobre ela futuramente.


Enfim, o suplemento Stronghold & Followers retoma algumas mecânicas presentes em edições antigas, como construção de fortalezas e seguidores. E ainda trás um conjunto de "conteúdos bônus": regras básicas do Sistema de Warfare (Guerra Massiva), bestiário (com criaturas baseadas em Orden, o cenário do Colville), itens mágicos e, ainda, uma aventura (escrita por James Haeck) com o objetivo de servir como uma espécie de tutorial para ensinar as mecânicas apresentadas no livro.

O livro foi, em suma, muito bem recebido pela comunidade. E o Colville sempre deixou claro que o suplemento era a primeira parte que só veria todo seu potencial efetivado com a publicação de um segundo livro, intitulado provisoriamente (e agora, pelo visto, em definitivo) Kingdoms & Warfare. A campanha de financiamento coletivo foi lançada há poucas horas e já bateu a meta e agora prossegue em direção às metas adicionais. O novo suplemento promete expandir as regras de Warfare, oferecer regras para Organizações, assim como uma "aventura tutorial", mais monstros e itens mágicos!


Uma coisa decepcionante é que não há opção para escolhermos o Brasil como uma opção para envio. O que é estranho, pois da última vez isso era uma possibilidade. Vamos torcer para que o Colville e sua equipe adicionem nosso país à lista.

E, no mais, independentemente de qualquer coisa, avalio como muito positivo o tipo de conteúdo abarcados por esses livros. Pretendo sempre deixar claro para meus jogadores a possibilidade de construírem uma fortaleza e se relacionarem de forma ativa com o mundo. Esse tipo de material poupa para o DM o trabalho de ter que inventar seu próprio sistema e, mesmo que opte for fazer alguns ajustes, oferece um modelo robusto e divertido como ponto de partida.

Acompanharemos com atenção o desdobramento desse projeto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário