domingo, 20 de outubro de 2019

OSR e Retroclones (Top 3)

Saudações masmorreiros e masmorreiras!

Na minhas pesquisas sobre os retroclones OSR eventualmente me deparei com três sistemas inspirados no D&D Basic/Expert (1981) - ou B/X - que foi os que me chamaram mais a atenção.


Sei que existem outros sistemas igualmente dignos de nota. São os casos, por exemplo, do Basic Fantasy Role Playing Game e do Swords and Wizardry. Pode ser que no futuro passa uma postagem mais completa sobre os retroclones. Mas nessa aqui me aterei a esses três, que são os seguintes:

  • Labyrinth Lord: disponível em uma versão gratuita sem arte. Lançado em 2007, foi um dos pioneiros. Até hoje permanece com um dos favoritos do universo OSR. Recentemente lançou uma campanha de financiamento coletivo para lançar o Advanced Labyrinth Lord, que compila o conteúdo do sistema padrão com o do Advanced Edition Companion, que trás novas opções que apareceram no AD&D (a principal, talvez, sendo a possibilidade de utilizar as raças em combinação com as classes, em oposição ao B/X original que trazia as raças como classes em si mesmas).
  • Lamentations of the Flame Princess: também disponível em uma versão básica de forma gratuita. Lançado em 2009, esse sistema também colhe inspirações da versão BECMI (1983) do D&D Básico. Inclui opção de CA Ascendente (como nos sistemas modernos) e procede com algumas alterações, fruto das preferências dos autores.
  • Old-School Essentials: como de praxe, possui versão simplificada gratuita. Lançado mais recentemente, em 2017, ainda com o nome de B/X Essentials, esse retroclone foi o que mais me chamou atenção. Recentemente realizou uma campanha de financiamento coletivo, onde alterou o nome e, assim como Labyrinth Lord, incorporou algumas das inovações presentes em AD&D. A apresentação limpa e direta torna esse retroclone, em minha avaliação, o mais interessante do mercado. É o que pretendo utilizar em uma One Shot com meus jogadores em um futuro próximo. A aventura que utilizarei é Tomb of the Serpent Kings, do Skerples, do blog Coins and Scrolls. É provável que faça uma postagem no futuro sobre esta aventura introdutória, pois minha impressão sobre a mesma foi excelente.

Enfim, como eu disse anteriormente, a proposta dessa postagem não foi a de esgotar a discussão sobre a temática. Pode ser que retorne à questão em uma postagem ampliada. O que acham?

Caso tenham alguma sugestão de temas que possam ser abarcados deixem um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário