Saudações masmorreiros e masmorreiras!
Ainda em relação ao Roll20, estou terminando de configurá-lo para jogar uma One-Shot com meu grupo. Uma questão que não é essencial para uma partida única, mas que acabei preferindo configurar de uma vez, é a tabela de tesouros.
Assim como no DMG da 5e, as edições antigas possuíam tabelas para geração aleatória de tesouros (loot), que se dividem em determinadas categorias. No atributo dos monstros há referência ao tipo de tesouro (treasure type). Eventualmente, caso o monstro seja encontrado em seu lar, pressupõe um tesouro ainda maior, que é anotado a frente entre parêntesis.
De qualquer maneira, os tipos de tesouro vão da letra A até a letra U. Entre A-O estão os tesouros coletivos, entre P-T os tesouros individuais e entre U-V os tesouros grupais.
Para gerar essa tabela minha inspiração central foi essa postagem no próprio fórum do Roll20: https://app.roll20.net/forum/post/3026587/slug%7D
O usuário Buddahbaba criou a tabela para AD&D, que possui algumas diferenças em relação ao D&D B/X. Então meu trabalho foi basicamente o de ajustar o loot de acordo com a tabela dessa edição. Minha referência, para isso, foi Old-School Essentials, que é um retroclone dessa edição, que já discutimos previamente no blog. Enfim, eis o (longo) macro:
/w gm &{template:default} {{name=TESOURO!}} {{Moedas, Gemas, Jóias & Magia}} {{?{Tipo?| TT:A,
TESOURO
TIPO: A
pc: [[d100>75]] - [[1d6*1000]]
pp: [[d100>70]] - [[1d6*1000]]
pe: [[d100>80]] - [[1d4*1000]]
po: [[d100>65]] - [[2d6*1000]]
pP: [[d100>75]] - [[1d2*1000]]
Gemas: [[d100>50]] - [[6d6]]
Joias: [[d100>50]] - [[6d6]]
Mágico(A) [[d100>70]]
Mágico(B) [[d100>70]]
Mágico(C) [[d100>70]]|
TT:B,
TESOURO
TIPO: B
pc: [[d100>50]] - [[1d8*1000]]
pp: [[d100>75]] - [[1d6*1000]]
pe: [[d100>75]] - [[1d4*1000]]
po: [[d100>75]] - [[1d3*1000]]
Gemas: [[d100>75]] - [[1d6]]
Joias: [[d100>75]] - [[1d6]]
Mágico [[1d100>90]] - Espada, Armadura ou Arma [[1d3]|
TT:C,
TESOURO
TIPO: C
pc: [[d100>80]] - [[1d12*1000]]
pp: [[d100>70]] - [[1d4*1000]]
pe: [[d100>90]] - [[1d4*1000]]
Gemas: [[d100>75]] - [[1d4]]
Joias: [[d100>75]] - [[1d4]]
Mágico(A) [[d100>90]]
Mágico(B) [[d100>90]]|
TT:D,
TESOURO
TIPO: D
pc: [[d100>90]] - [[1d8*1000]]
pp: [[d100>85]] - [[1d12*1000]]
po: [[d100>40]] - [[1d6*1000]]
Gemas: [[d100>70]] - [[1d8]]
Joias: [[d100>70]] - [[1d8]]
Mágico(2+Poção) [[d100>85]] [[d100>85]]|
TT:E,
TESOURO
TIPO: E
pc: [[d100>95]] - [[1d10*1000]]
pp: [[d100>70]] - [[1d12*1000]]
pe: [[d100>75]] - [[1d4*1000]]
po: [[d100>75]] - [[1d8*1000]]
Gemas: [[d100>90]] - [[1d10]]
Joias: [[d100>90]] - [[1d10]]
Mágico(3+Pergaminho) [[d100>75]] [[d100>75]] [[d100>75]]|
TT:F,
TESOURO
TIPO: F
pc: [[d100>90]] - [[1d6*1000]]
pp: [[d100>80]] - [[1d6*1000]]
po: [[d100>55]] - [[2d6*1000]]
pP: [[d100>70]] - [[1d2*1000]]
Gemas: [[d100>80]] - [[6d6]]
Joias: [[d100>90]] - [[6d6]]
Mágico(3-não-armas+Poção+Pergaminho) [[d100>70]] [[d100>70]] [[d100>70]]|
TT:G,
TESOURO
TIPO: G
po: [[d100>50]] - [[1d4*10000]]
pP: [[d100>50]] - [[1d6*10000]]
Gemas: [[d100>75]] - [[3d6]]
Joias: [[d100>75]] - [[1d10]]
Mágico(4+Pergaminho) [[d100>65]] [[d100>65]] [[d100>65]] [[d100>65]]|
TT:H,
TESOURO
TIPO: H
pc: [[d100>75]] - [[3d8*1000]]
pp: [[d100>50]] - [[1d100*1000]]
pe: [[d100>50]] - [[1d4*10000]]
po: [[d100>55]] - [[1d6*10000]]
pP: [[d100>25]] - [[5d4*1000]]
Gemas: [[d100>50]] - [[1d100]]
Joias: [[d100>50]] - [[1d4*10]]
Mágico(4+Poção+Pergaminho) [[d100>85]] [[d100>85]] [[d100>85]] [[d100>85]]|
TT:I,
TESOURO
TIPO: I
pP: [[d100>70]] - [[1d8*1000]]
Gemas: [[d100>50]] - [[2d6]]
Joias: [[d100>50]] - [[2d6]]
Mágico(A) [[d100>85]]|
TT:J,
TESOURO
TIPO: J
pc: [[d100>75]] - [[3d8*1000]]
pp: [[d100>50]] - [[1d100*1000]]|
TT:K,
TESOURO
TIPO: K
pp: [[d100>50]] - [[1d100*1000]]
pe: [[d100>50]] - [[1d4*10000]]|
TT:L,
TESOURO
TIPO: L
Gemas: [[d100>50]] - [[1d100]]|
TT:M,
TESOURO
TIPO: M
po: [[d100>55]] - [[1d6*10000]]
pP: [[d100>25]] - [[5d4*1000]]
Gemas: [[d100>50]] - [[1d100]]
Joias: [[d100>50]] - [[1d4*10]]|
TT:N,
TESOURO
TIPO: N
Poções: [[d100>60]] - [[2d4]]|
TT:O,
TESOURO
TIPO: O
Pergaminhos: [[d100>50]] - [[1d4]]|
TT:P,
TESOURO
TIPO: P
pc: [[3d8]]|
TT:Q,
TESOURO
TIPO: Q
pp: [[3d6]]|
TT:R,
TESOURO
TIPO: R
pe: [[2d6]]|
TT:S,
TESOURO
TIPO: S
po: [[2d4]]|
TT:T,
TESOURO
TIPO: T
pP: [[1d6]]|
TT:U,
TESOURO
TIPO: U
pc: [[d100>90]] - [[1d100]]
pp: [[d100>90]] - [[1d100]]
po: [[d100>95]] - [[1d100]]
Gemas: [[d100>95]] - [[1d4]]
Joias: [[d100>95]] - [[1d4]]
Mágico(A) [[d100>98]]|
TT:V,
TESOURO
TIPO: V
pp: [[d100>90]] - [[1d100]]
pe: [[d100>95]] - [[1d100]]
po: [[d100>90]] - [[1d100]]
pP: [[d100>95]] - [[1d100]]
Gemas: [[d100>90]] - [[1d8]]
Joias: [[d100>90]] - [[1d8]]
Mágico(A) [[d100>95]]}}}
Adicionalmente, criei um macro para determinação do preço das gemas e das joias. Que ficou assim:
/w gm &{template:default} {{name=**Gemas**}} {{Resultado=[[1t[Gemas]}]]}} {{Joias=[[3d6*10]]}}
Incorporei, ainda rolagens para determinar o tipo de item mágico contido no tesouro (quando aplicável). Como há diferença entre os itens mágicos disponíveis para o nível Basic (níveis 1-3) e Expert (níveis 4-14), são tabelas distintas, que demandam macros diferentes. Adicionei tabelas roláveis para cada um e redirecionei a partir dos macros. As tabelas (que nomeei mágicoB e mágico E - isso é importante para o macro puxar as tabelas apropriadas):
O macro para o nível básico:
/w gm &{template:default} {{name=**Item Mágico Basic (tipo)**}} {{Resultado=[[1t[mágicoB]}]]}}
O macro para o nível experiente:
/w gm &{template:default} {{name=**Item Mágico Expert (tipo)**}} {{Resultado=[[1t[mágicoE]}]]}}
Eis um exemplo prático de como fica:
Rolei no Tipo de Tesouro A. Rolei a parte o preço das gemas e das joias (que podem ser rolados individualmente também, de acordo com a preferência do freguês). Na rolagem geral saíram 3 itens mágicos! Rolados a parte, indicam que são uma Arma, um Pergaminho/Mapa e uma Armadura/Escudo. O próximo passo é rolar nas tabelas correspondentes no livro, para determinar os itens.
Rolei no Tipo de Tesouro A. Rolei a parte o preço das gemas e das joias (que podem ser rolados individualmente também, de acordo com a preferência do freguês). Na rolagem geral saíram 3 itens mágicos! Rolados a parte, indicam que são uma Arma, um Pergaminho/Mapa e uma Armadura/Escudo. O próximo passo é rolar nas tabelas correspondentes no livro, para determinar os itens.
Espero que a postagem possa ser de alguma ajuda para quem queira jogar D&D B/X no Roll20, inserindo uma forma de automatização para a rolagem de tesouros!
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