quarta-feira, 15 de abril de 2020

Barrowmaze: Diários de Campanha

Saudações!

Comecei a mestrar recentemente uma campanha de Barrowmaze. Jogamos 5 Sessões até o momento e pensei em compartilhar, inicialmente, o setup geral que utilizei para o jogo e, gradativamente, os Diários de Campanha, com o objetivo de deixar um registro público da nossa campanha, para que possa, eventualmente (ao menos essa é a expectativa) servir de inspiração para eventuais mestres(as) que queiram se valer desse excelente material de autoria do Greg Gillespie!


Ambientação

Bom, primeiramente gostaria de compartilhar um pouco como usei o material. Tenho esse cenário que já venho trabalhando há um pouco, de modo que não foi difícil "encaixar" o módulo nele, fazendo as devidas adaptações.


Peguei o conceito de uma cidade situada às margens da civilização (típico do módulo clássico Keep on the Borderlands), pois achei que isso ajudaria a manter o foco do grupo na exploração da masmorra - que eu nomeei, em uma "tradução" que não prima pela literalidade, alternativamente, de "Catacumbas" ou "Labirinto" (dependendo da ênfase que o interlocutor quer dar a esse complexo subterrâneo). O mapa regional ficou assim:


Tentei manter as proporções do mapa original, mas não me preocupei muito com o restante. Localizei o ponto de interesse, onde residem os Barrowmounds (que chamei de Montes Fúnebres) logo no início do pântano.

As adaptações necessárias foram mais na ordem de divindades. Darei alguns exemplos (que não fazem muito sentido sem algum conhecimento do meu cenário, mas só para ilustrar essa possibilidade):
- Impurax virou Entropia, uma divindade maldita de uma civilização pretérita (Aletheia).
- Nergal virou Kraneios, o deus da morte dessa mesma civilização.
- Crom virou Ulfric, o Deus da Guerra dos Skalds (os "nórdicos" do meu cenário).
- Arcantryl virou Donatella, a Deusa da Magia e da Sorte dos Sclienses (os "romanos" do meu cenário).
- St. Ygg virou Hegg, o deus skald da Justiça e do Sacrifício.

E por aí vai. Não tive muito dificuldade de realizar essas adaptações.

Sistema de Regras (Atualização: 27/04/2020)

Estamos usando o BX Hack, sobre o qual já postei aqui, que consiste, como o nome sugere (hehe) e, um hack do D&D B/X. Então essa campanha está servindo também como forma de "play-test" desse sistema.

E até agora o resultado tem sido positivo. E, conforme vou sentindo necessidade, vou realizando ajustes e sempre mantendo os jogadores informados sobre esse processo. Por exemplo, chegamos conjuntamente à conclusão de ser desnecessária a mecânica de Dado de Sorte, pois não vinha sendo utilizada, então acabei removendo-a.

O sistema estava bacaninha. Mas, por mais que tivesse sido conservador em adicionar novas habilidades (em geral tiradas do DCC) e sistema de perícias (inspirado no LotFP) acho que acabou estimulando aquela tentação de resolver as coisas "apertando botões".

Por essa razão, estamos adotando, de agora em diante (já tendo iniciado ontem, na Sessão 08) o Advanced Labyrinth Lord com algumas regras da casa do próprio Gillespie e mais uma ou outra adicionais. Batizei, na falta de maior reflexão, esse sistema de Advanced B/X.

Diários de Campanha

Bom, por enquanto creio ser isso. Logo mais posto os relatos das 5 primeiras sessões e a ideia é ir postando os novos relatos semana a semana (a periodicidade do nosso jogo é semanal - jogamos aos domingos!). O primeiro relato foi escrito por mim, mas os demais serão escritos pelos jogadores (por uma recompensa de 50 XP! hehe), então o estilo/formato deles tenderá a ser bem variável.

Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário