sábado, 25 de abril de 2020

O mundo de Greg Gillespie

Saudações!

Hoje falaremos sobre um assunto com o qual tenho me ocupado marginalmente tem algum tempo: o mundo de campanha (ou setting) implícito aos materiais (3 até o momento) lançados por Greg Gillespie.

O Rafael Balbi e a Aline Terumi fizeram a transcrição comentada de uma entrevista recente que fizeram com ele no Café com Dungeon (caso não tenham ouvido ainda, recomendo!), e lá o Gillespie mencionou que atualmente está trabalhando em um hexmap. O presente texto tem por objetivo lançar algumas bases especulativas sobre o que podemos esperar disso!

Outdoor Survival, por Avalon Hill

Nos três livros que compõe o D&D Original (OD&D), há quatro menções a um jogo de tabuleiro, ao que indica com certa popularidade na época, chamado Outdoor Survival, lançado pela Avalon Hill nos idos 1972 (no link há uma resenha em vídeo do mesmo). Não confundir com o Wilderlands of High Fantasy (que talvez mereça uma postagem futura), que é um cenário lançado pela Judges Guild em 1977 e também possui grande pioneirismo.


Esse jogo possui um tabuleiro, que é também um mapa, que é sugerido para ser utilizado como a representação gráfica do mundo de fantasia implícito ao mundo de jogo do D&D Original. Vamos ao mapa propriamente dito:


Mas o que o mapa desse jogo de tabuleiro, citado nos livretos do D&D Original, tem a ver com Greg Gillespie e suas megamasmorras?

O mundo de Greg Gillespie

Bom, o autor dos premiados Barrowmaze, The Forbidden Caverns of Archaia e Highfell possui um site antigo, que usava para organizar os materiais de uma campanha que jogou com seus jogadores naquele que foi seu primeiro material lançado, o Barrowmaze. A página pode ser acessada pelo seguinte link.

Lá tem muita coisa valiosa. Alguns exemplos: suas regras da casa, regras para festejo (carousing), regras para contratar seguidores, resumo das 73 (!) sessões de jogo, um fórum com algumas trocas de mensagem entre Gillespie e os jogadores, dicas para usuários de magias (traduzidas para o português  por dois membros da comunidade OSR brasileira, Samuel Zat, do Brainstorm & Dragons e Francisco Siqueira) bem como breves descrições da região do jogo (Northen Reaches) e o mapa da mesma. Vejamos esse mapa:


Abstraindo a irritante marca d'água, é possível identificar nele os mapas regionais específicos aos seus dois primeiros módulos publicados: Barrowmaze e Archaia. E o próprio logo do Outdoor Survival no canto inferior direito.

Há, ainda, uma sobreposição entre o mapa original do jogo de tabuleiro e os mapas regionais, agora não dos dois primeiros, mas dos três módulos (de cima para baixo: Barrowmaze, Archaia e Highfell) lançados pelo professor e autor canadense:


Wayne Rossi, da blogosfera OSR, fez um compilado de postagens referentes àquele que chama de setting original do D&D e juntou em um único arquivo pdf, buscando dar coesão e, quem sabe, fornecer a ossatura para possíveis campanhas jogadas nele. Esse material é muito bom, pois busca fazer um exercício investigativo vinculando algumas das magias e habilidades originais do D&D à própria estrutura desse cenário.

Enfim, busquei, com esse exercício de arqueologia RPGística, dar alguns elementos para especularmos sobre o próprio material que Gillespie lançará, ao mesmo tempo que trouxe (ou tentei, ao menos) trazer à tona algumas curiosidades bacanas sobre os primórdios do nosso amado hobby.

Até uma próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário