sexta-feira, 10 de abril de 2020

D&D B/X no Roll20: Encontros Aleatórios (Macro)

Saudações!

Nessa postagem compartilharei com vocês o macro que criei para Roll20 para automatizar a rolagem de Encontros Aleatórios/Monstros Errantes.


Não manjo de programação, então fiz da forma mais simples possível, usando engenharia reversa e/ou adaptando de outros macros existentes. E basicamente esse macro trabalha a partir de referência a tabelas roláveis. Mas, antes de mais nada, o macro é o seguinte:

/w gm &{template:default} {{name=**Monstros Errantes (1/2t)**}} {{Encontro?:=[[d6]] **vs. DC 1**}}  {{Direção=[[1t[Direção]}]]}} {{Distância=[[2d6]] x 10 fts.}} {{Reação=[[1t[Reação-Monstros]}]]}} {{Surpresa?=[[1d4]] x 5 fts.}}

Esses códigos no estilo de "1t[Direção]" dizem respeito a essas tabelas, que precisam ser adicionadas na parte correspondente.


Para a tabela "Direção" é simples, pois o objetivo é que haja probabilidade igual, então o peso atribuído a cada possibilidade é 1. Mas, no caso da tabela "Reação-Monstros", como a rolagem de 2d6 trabalha com a famosa bell curve, é preciso calcular os valores e atribuídos mediante percentual (https://www.thedarkfortress.co.uk/tech_reports/2_dice_rolls.php).

A rolagem de Distância é igual para Masmorras e Ermos (tem também as regras para exploração/encontros Navais, que não inclui pois não planejo usá-las tão cedo na minha campanha de Barrowmaze). No livro de regras muda que uma vem em pés (feets) e a outra em jardas, mas na conversão os valores são iguais. O único adendo é que, caso o grupo esteja surpreso, a distância é mais próxima. Então adicionei um campo condicional por último, que só deve ser levado em consideração nessa situação.

Uma vez adicionadas as tabelas e atribuídos os percentuais correspondentes, é só adicionar o botão do macro e rolá-lo uma vez a cada 2 Turnos de exploração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário